​Entrevero de Peões será de 6 a 9 de abril - 23 de Março de 2017
< voltar

Clique na foto para ampliar
São Sebastião do Caí será palco, de 6 a 9 de abril, da 29ª edição do Entrevero Cultural de Peões, realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho. O evento acontece no Parque Centenário de São Sebastião do Caí e no Parque de Rodeios do Campus da UCS Vale do Caí, e definirá a nova gestão estadual nas categorias Peão, Guri e Piá.
O concurso deve reunir representantes das 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul, com realização de provas campeiras, artísticas e culturais, bem como apresentação de relatório de atividades. Entre seus objetivos estão elevar o nível cultural dos jovens participantes no Movimento Tradicionalista Gaúcho, criar condições para o desenvolvimento do espírito de liderança e despertar o interesse pelo estudo da história, geografia, tradição e folclore do Rio Grande do Sul.
 
Como começou
A 27ª Convenção Tradicionalista do MTG, realizada em Caxias do Sul, de 28 a 31 de julho de 1988, instituiu o Troféu Farroupilha, que abrangia a categoria adulta (Peão). O Regulamento sofreu reformulação na 40ª Convenção Tradicionalista Gaúcha, de Canguçu, de 27 a 30 de julho de 1995, quando foi incluída a categoria Guri, e em 2002 foi alterado o nome de Concurso Estadual de Peões para Entrevero Cultural de Peões. A categoria Piá foi inclusa na 77ª Convenção Tradicionalista, no ano de 2012, e regulamentada 78ª Convenção Tradicionalista, no ano de 2013.