​Bagé se prepara para a 47ª Ciranda Cultural de Prendas - 03 de Maio de 2017
< voltar

Clique na foto para ampliar
O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, de 25 a 27 de maio, em Bagé, a 47ª Ciranda Cultural de Prendas. Trata-se do concurso mais antigo do calendário oficial do MTG, instituído no 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em janeiro de 1970 no município de Santiago.

A Ciranda é realizada nas categorias mirim, juvenil e adulta e escolhe anualmente, dentre as candidatas, aquelas que melhor representem as virtudes, a dignidade, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a beleza, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha. Fazem parte da Ciranda avaliações escrita, artística, oral, caracteres pessoais, mostra folclórica ou arte tradicional e relatório de atividades.

Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, são aguardadas representantes das 30 regiões tradicionalistas. “É um evento muito importante. As novas gerações que assumem responsabilidades no Movimento, como é o caso das gestões de prendas, inspiram, trazem novas perspectivas e fortalecem a tradicionalidade”, afirma.

A 47ª Ciranda Cultura de Prendas - 2017 é uma realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho em ação conjunta com a Fundação Cultural Gaúcha com o apoio da Prefeitura de Bagé, 18ª Região Tradicionalista, CTG Prenda Minha, Escola Justino Quintana e Net. Conta com o financiamento do Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Detalhes da programação serão divulgados em breve.