Chama Crioula será gerada em Tenente Portela/RS - 05 de Agosto de 2019
< voltar

Clique na foto para ampliar
O município de Tenente Portela, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, irá abrigar nos dias 16 e 17 de agosto a 72º Geração e Distribuição da Chama Crioula. A escolha da cidade segue o calendário proposto até 2044, com revezamento de sedes. O evento marca o início dos festejos farroupilhas de 2019.
Mantendo o ritual que teve seu início em 1947, cerca de mil cavaleiros das 30 Regiões Tradicionalistas, levarão para os seus municípios uma centelha do fogo que será aceso na praça que leva o mesmo nome do município. A Chama Crioula é o maior símbolo do Tradicionalismo do Rio Grande do Sul. “Sintetiza o sentimento de pertencimento de todos os gaúchos e amor a nossa cultura” ressaltou o presidente do MTG, Nairioli Callegaro.


Na sexta-feira (16), durante o ato que se inicia às 9h, será realizada uma apresentação em reconhecimento aos feitos da Coluna Prestes e da influência dos povos indígenas na formação do povo gaúcho. A chama será conduzida pela Ordem dos Cavaleiros do Estado (Orcave) até o parque Águas de Moconá, onde estarão acampados os responsáveis por distribuí-la por mais de 300 cidades. O símbolo estará disponível no sábado (17), para ser levado obrigatoriamente à cavalo, como fez Paixão Côrtes, pela primeira vez no Parque Farroupilha em Porto Alegre.


O presidente da Comissão Executiva do evento e integrante da 20º região tradicionalista, Regis Carniel destaca a representatividade do acontecimento “quem ganha é nossa comunidade que ficará para sempre marcada. Um legado para a história e para a economia. Estamos nos preparando para receber muito bem o visitante”. A previsão é de que 4 mil pessoas passem pela cidade nos dois dias de celebração.

PROGRAMAÇÃO:
 
16/08 – Sexta-Feira
72ª Geração da Chama Crioula e Cavalgada de Condução da Centelha
Horário: 09 horas  
Local: Praça Tenente Portela

Escola do Chimarrão
Horário: Manhã e Tarde
Local: Praça Tenente Portela

17/08 – Sábado
72ª Distribuição da Chama Crioula do Estado
Horário: 09 horas  
Local: Parque Águas de Moconá

Escola do Chimarrão
Horário: Manhã e Tarde
Local: Parque Águas de Moconá

Seminário Estadual da Cultura Gaúcha
Horário: 14 horas
Local: CTG Sentinela da Fronteira

Tertúlia Livre
Horário: 15h 30 min
Local: Parque Águas de Moconá

18/08 – Domingo
Festa de Aniversário do Município
Atrações: Bolo de Aniversário; Passeio de Trem Maria Fumaça; Brinquedos Infláveis; Escola Chimarrão; Mateada; Shows e apresentações culturais.
Horário: 14 horas
Local: Praça Imigrantes