Divulgada a programação oficial dos Festejos Farroupilha 2019 - 12 de Agosto de 2019
< voltar

Clique na foto para ampliar
Foi apresentado na manhã dessa segunda-feira (12), em entrevista coletiva a programação oficial dos Festejos Farroupilha de 2019. Os eventos campeiros, artísticos e culturais, ocorrem de 7 a 22 de setembro no Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho (Harmonia), em Porto Alegre.

O Acampamento Farroupilha organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), vai abrigar mais de 340 entidades no centro da Capital gaúcha. A montagem dos galpões inicia dia 22 de agosto e os piquetes começam a funcionar a partir do dia 1º de setembro. A programação campeira pretende levar mais de 500 participantes em diversas provas em dois grandes eventos.

O primeiro será a Exposição Paleteada e Campereada da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em parceria com núcleos e MTG, nos dias 7 e 8 de setembro. Representando um dos símbolos do Rio Grande do Sul, que é o cavalo crioulo.

O segundo é o Rodeio Campeiro, nos dias 13, 14 e 15 de setembro. “O destaque esse ano é a ampliação do espaço exclusivo de acampamento para as provas campeiras. Facilitando a logística e concedendo mais qualidade no trato com os animais”, afirma o vice-presidente campeiro da entidade, Vanderlei Rosa.

A parte artística e cultural vai apresentar uma diversidade de shows e apresentações, música e dança terão a maioria do espaço.
O palco central vai misturar artistas consagrados e vencedores em diversas categorias dos festivais promovidos pelo MTG, como o Fegadam e Enart. “Dando continuidade o que vem acontecendo nos últimos anos, a intenção é aproximar os participantes das entidades tradicionalistas de todo o Estado com o público da capital.” Destaca o presidente do MTG, Nairo Callegaro.

Os festejos culminam com o Desfile Farroupilha no dia 20 de setembro, o dia do Gaúcho. A expectativa é de que 2.500 cavalarianos participem.
O local destinado é a av. Edvaldo Pereira Paiva. Tendo a concentração próxima ao estádio Beira Rio e terminando na Rótula das Cuias.