Na última sexta-feira (7), dez emissoras de rádios AMs do país receberam do Ministério das Comunicações autorização e certificado de pioneirismo por iniciarem as transmissões no dial FM estendido (eFM), um marco histórico na comunicação brasileira. A Rádio Liberdade, de Porto Alegre, foi uma das agraciadas tornando-se a primeira emissora do Rio Grande do Sul a operar no eFM.

O diretor de programação e comercial da Rádio Liberdade, Evandro Leboutte, explica que o FM estendido é um processo de transição e a exemplo das TVs analógicas, em um ano, o sinal de todas as rádios AMs será extinto e as faixas FM estendido se tornarão FM. “Antigamente se usava uma faixa do rádio para televisão. Nos aparelhos mais antigos, inclusive, as pessoas ouviam televisão no rádio. Essa faixa está desocupada porque os canais de televisão foram todos digitalizados. Então, agora, essa faixa passou a ser o FM estendido. Daqui a um ano todas serão FM. Estamos muito felizes por fazer parte deste momento histórico, ainda mais no ano em que a Rádio Liberdade comemora 35 anos”, ressalta Leboutte.

A partir de agora, além de estar presente na frequência 970 AM e nas plataformas digitais, a Rádio Liberdade também pode ser ouvida na FM 83.3. A emissora faz parte da Rede Pampa e é a única com programação totalmente voltada à cultura gaúcha.

MTG na Liberdade
Aproveitando a notícia, convidamos todos para escutar a Liberdade e acompanhar as novidades sobre o movimento. Todas as terças-feiras, às 10h30, o presidente interino do Movimento Tradicionalista Gaúcho, César Oliveira, faz um comentário no Chimarreando com a Liberdade. O programa é apresentado por Evandro Leboutte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

COMPARTILHE: