Autoridades enalteceram a força e união de todos para que realização do evento tradicionalista fosse realizado

A noite desta sexta-feira (19/07) foi marcada pela solenidade de abertura da 53ª Ciranda Cultural de Prendas, promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre. Durante a cerimônia, Fernando Galimberti, Presidente da Comissão Executiva do MTG, expressou a importância do trabalho de todos.

“Um evento desse porte não é fruto do trabalho de uma ou duas pessoas, mas sim de um esforço coletivo. Agradeço imensamente a todos que estão nos ajudando de forma voluntária. Cada um de vocês tem sido fundamental para o sucesso deste evento”, afirmou.

Maria Teresinha Mendes, Presidente do Clube do Professor Gaúcho, falou sobre os desafios enfrentados devido às enchentes em maio. A estrutura foi atingida pelas águas do Guaíba.

“Enfrentamos uma situação crítica com a água chegando a um metro e meio na entrada principal, o que causou danos significativos, incluindo os telhados. Tivemos de trabalhar rapidamente com nossa equipe para garantir que pudéssemos receber todos hoje. Agradecemos o esforço e dedicação de todos os funcionários envolvidos na recuperação”, afirmou.

A 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Anna Júlia dos Santos Fraga, destacou a importância da família no concurso cultural.

“Ao longo dessa jornada, aprendemos a reconhecer a importância que nossos familiares têm em nossas vidas”, declarou.

A Secretária da Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, Liliana Cardoso Duarte, lembrou o quão desafiador foi chegar até esta Ciranda Cultural.

“O sonho parecia distante, mas com persistência, conseguimos superar os obstáculos. A nossa jornada foi marcada pela determinação em manter nosso propósito e pela insegurança de acolher o Rio Grande aqui na capital. Falar de uma ciranda cultural de prendas é falar de juventude, história e pertencimento. É reconhecer o esforço na preparação dessas jovens que, ao participar deste evento, celebram e perpetuam sua cultura”, discursou.

O Secretário Adjunto da Cultura, Ben Hur Bortolotto, fez uma reflexão sobre a tragédia das enchentes enaltecendo o esforço de todos para que o evento fosse realizado. A seguir, a presidente do MTG, Ilva Goulart, expressou seu entusiasmo e emoção.

“Gostaria de agradecer imensamente aos 79 candidatas. Estou profundamente emocionada, especialmente após enfrentarmos as enchentes em Porto Alegre. Hoje, vemos um estado revitalizado e repleto de esperança, que a juventude nos proporciona. É a esperança de um movimento crescente e de um futuro cada vez mais promissor. Essa é a ciranda da reconstrução. O Rio Grande do Sul haverá de caminhar a passos largos”, declarou.

Luiz Henrique Petersen Lamaison, Coordenador da 1ª Região Tradicionalista e anfitrião do evento, destacou o compromisso e a superação dos participantes.

“Apesar dos desafios, vocês não desistiram. Demonstraram firmeza e força, e é por isso que hoje estamos aqui realizando a Ciranda. Com a dedicação e o apoio de todos vocês e de suas famílias, conseguimos alcançar este momento”, agradeceu.

Ao final da cerimônia, o MTG prestou uma homenagem especial à ex-secretária da Cultura, Gabriela Maira, por suas contribuições significativas à cultura gaúcha

Após, houve a solenidade de despedida das Prendas 2023-2024:

1ª Prenda
ANNA JÚLIA DOS SANTOS FRAGA
CTG “35”
1ª RT
Porto Alegre

2ª Prenda
CRISTINA KUNZLER DIEMER
CTG Missioneiro dos Pampas
20ª RT
Três Passos

3ª Prenda
TASSYA PEREIRA MARASCIULO
CCN Sentinela do Rio Grande
6ª RT
Rio Grande

1ª Prenda Juvenil
LAURA SCHWEIGERT BRASEIRO
CTG Missioneiro dos Pampas
20ª RT
Três Passos

2ª Prenda Juvenil
ISADORA BIESEK CASTELLANI
CTG Herdeiros da Bombacha
11ª RT
Bento Gonçalves

3º Prenda Juvenil
EVA SOFIA DIAS DA SILVA
CTG Vinte de Setembro
3ª RT
Santo Ângelo

1ª Prenda Mirim
KELLI LARISSA PLETSCH
CTG Missioneiro dos Pampas
20ª RT
Três Passos

2º Prenda Mirim
GIOVANA ARRUDA RODRIGUES
DTCE Marcas do Pampa
13ª RT
Santa Maria

3ª Prenda Mirim
NADINE MACHADO BARBOSA
CTG Caiboaté
18ª RT
São Gabriel

COMPARTILHE: