Ao longo de três dias, 80 representantes disputam provas teóricas e culturais no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre

A Ciranda Cultural de Prendas é um tributo à essência do nosso povo, um resgate das tradições que nos definem. Em um ano marcado pelas enchentes, este evento simboliza a capacidade de se reerguer e manter viva a chama das nossas raízes. Com esse espírito, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) deu início nesta quinta-feira (18/07) à 53ª edição da Ciranda Cultural de Prendas. Realizado no Clube do Professor Gaúcho, o evento que ocorre de 18 a 20 de julho, celebra a resiliência e a superação, marcas do espírito gaúcho.

O concurso seleciona as prendas que melhor representam a mulher gaúcha nas categorias mirim, juvenil e adulta, avaliando conhecimento, desenvoltura e sociabilidade. São 80 participantes, representando as 30 regiões tradicionalistas do estado. As jovens competidoras, com brilho nos olhos e determinação, iniciaram sua jornada às 18h, por meio da aplicação da Prova Teórica, que testa os conhecimentos sobre a cultura gaúcha.

A abertura foi marcada pela manifestação da vice-presidente de Cultura, Renata de Cássia Moraes, que enalteceu a superação de cada integrante para chegaram até o grande momento da avaliação

“Apesar das dificuldades todas do adiamento por conta da enchente, vocês tiveram mais dois meses para estudar e se preparar. Nada acontece por acaso, e mesmo das experiências ruins, sempre podemos extrair algo de positivo. Tenho certeza de que esta será uma linda Ciranda Cultural de Prendas. Esses dois meses extras permitiram que vocês se preparassem ainda melhor, e isso só enriquecerá a beleza e a profundidade deste evento”, disse.

Após, houve a fala da Madrinha da 53⁠ª Ciranda Cultural de Prendas e secretária-geral do MTG, Odila Savaris.

“Quando vocês começaram, estavam em suas entidades, dando os primeiros passos lentamente. Superaram uma etapa após a outra e chegaram até aqui, num momento que realmente vale a pena. Do fundo do meu coração, sei que estão ansiosas pela prova e eu entendo isso. Quero agradecer pela presença de cada uma de vocês e parabenizá-las pela persistência, resiliência e dedicação. Vocês estão aqui representando suas regiões, a mulher gaúcha e todas as nossas tradições. Parabéns por chegarem até aqui e por manterem viva a nossa cultura”, afirmou.

A presidente do MTG, Ilva Goulart, agradeceu emocionada a superação de todos para que o evento, que precisou ser adiado por conta da enchente e de tudo que o Rio Grande do Sul viveu, se tornasse realidade.

“Este é um momento muito emocionante para mim, pois já trilhei o mesmo caminho que vocês estão trilhando agora, em outros tempos. Hoje, vocês iniciam uma nova jornada, marcada pelo recomeço e pela reconstrução. Este é o maior concurso estadual de prendas que o Movimento Tradicionalista Gaúcho já presenciou. Agradeço imensamente aos Centros de Tradições Gaúchas de vocês, pois sem eles, não estaríamos aqui. Agradeço também aos pais e às famílias, e especialmente a vocês, a juventude do Rio Grande. Tenho certeza de que, um dia, alguém de vocês ocupará nossos lugares e continuará a manter viva a nossa tradição”, declarou.

Também fizeram parte da solenidade, a diretora de Concursos, Jandira Tisott e as demais integrantes, Carla Fernanda Thoen e Priscila Bresolin Tisott; os membros da Comissão Avaliadora; os Peões estaduais Gestão 24-25 e as Prendas Gestão atual.

A programação nesta sexta-feira (19/07) inicia às 7h com a montagem e a partir das 9h iniciam-se as avaliações da Mostra Folclórica. A Sessão Solene de Abertura está prevista para as 19h30min. Após, ocorre a Cerimônia de Despedida das Prendas do RS, da gestão atual.

No sábado acontecem as provas Artísticas Mirim, Juvenil e Adulta, iniciando às 7h30min. A Meia-noite acontece o Fandango de divulgação do resultado da 53⁠ª Ciranda Cultural de Prendas com apresentação do grupo Alma Gaudéria.

COMPARTILHE: