Por fim, o Desfile Tradicional iniciou-se com o anúncio do chasqueiro, seguido pela passagem da Chama Crioula e das sentinelas que a guardavam. Comandado por Luiz Henrique Lamaison, coordenador da 1ª Região Tradicionalista, o desfile contou com a participação de diversas entidades que preservam a cultura gaúcha. Foram aproximadamente 600 integrantes do movimento tradicionalista gaúcho.

Entre os destaques, o pioneiro 35’ CTG, fundado em 1948, abriu o desfile. Em seguida, vieram João Vitorino e Bate Casco. O Piquete do Orçamento Participativo, fundado em 2011, marcou presença com 50 cavalarianos, representando a força da comunidade.

Outras entidades, como o CTG Estância da Azenha e o Piquete 24 Irmãos, também se destacaram com um grande número de participantes. O Piquete Mangaço emocionou ao homenagear a égua “Reculuta”, que desfilou pela 26ª vez. Ainda participaram Piquete Aporreados do Partenon, Piquete da Cavalhada, Piquete da OAB/RS, Piquete Manotaço e CTG Estrela Dalva.

A iniciativa foi promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com idealização da Fundação Cultural Gaúcha MTG, patrocínio da Banrisul Corretora de Seguros, Carrefour e Sam’s Club, além da parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

COMPARTILHE: