No sábado (2/11), o Parque Lauro Ricieri Bortolon recebeu as primeiras rodadas do 8º Encontro Estadual de Esportes Campeiros (Enecamp) e do 32º Aberto de Esportes, eventos promovidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) com o apoio da 7ª Região Tradicionalista. Com participantes de todas as regiões do Rio Grande do Sul, o dia será decisivo para aqueles que buscam uma vaga nas finais de domingo, dia 3/11.

As competições começam pela manhã, com modalidades que destacam e preservam as tradições gaúchas. Entre as provas disputadas estão o jogo de tava (osso), truco cego, truco de amostra, tetarfe (que reúne tejo, tava, argolas e ferradura), bocha campeira (gramado), jogo do solo e bocha “Quarenta e Oito”. O segundo dia do evento é um dos mais aguardados, pois reúne habilidades e espírito competitivo em um cenário onde cada jogo e cada vitória representam um pedaço da cultura tradicionalista do estado.

“O evento em Marau conta com mais de mil participantes em sete provas tradicionais, como truco, bocha e tetarfe, em uma celebração da cultura gaúcha. Em um momento de integração comunitária e fortalecimento cultural, as atividades incluem oficinas, palestras e ações para jovens, atraindo visitantes e unindo famílias em torno dos costumes do estado”, concluiu Claudemir Bresolin, vice-presidente de Esportes Campeiros do MTG.

O segundo dia do evento promete atrair famílias e admiradores da tradição gaúcha, unindo gerações em torno das práticas campeiras que simbolizam a identidade e a união dos gaúchos. O público acompanha, torce e vivencia momentos de grande emoção, enquanto os atletas avançam rumo às finais de domingo.

COMPARTILHE: