A cidade de Marau, no norte do Rio Grande do Sul, será o local do Encontro Estadual de Esportes Campeiros (ENECAMP) e do Aberto de Esportes, realizados no primeiro final de semana de novembro, no Parque Lauro Ricieri Bortolon. O encontro reunirá mais de 1400 competidores (845 do Enecamp e 618 do Aberto de Esportes) de diversas regiões do estado para disputar práticas tradicionais, como jogo de tava, truco, bocha campeira e tetarfe, um conjunto de provas que inclui tejo, tava, argolas e ferradura.
A iniciativa organizada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) com apoio da 7ª Região Tradicionalista celebra a riqueza dos esportes campeiros, promovendo a integração de gerações e o fortalecimento dos valores culturais gaúchos. Com Marau como sede pelo quinto ano consecutivo, a programação destaca a relevância do município para as tradições regionais e para a valorização da cultura campeira, reafirmando seu papel como um ponto de encontro essencial para praticantes e apreciadores das práticas clássicas.
As atividades começaram com um congresso técnico na sexta-feira (1/11), seguido pelas fases classificatórias neste sábado (2/11) e encerrarão com as finais no domingo (3/11). As competições são divididas em provas que vão do jogo do solo ao bocha “Quarenta e Oito”, evidenciando a diversidade de habilidades que compõem o universo dos esportes típicos gaúchos.